sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Mago e seu Parceiro Maluco Beleza

Rio de Janeiro, 1971, local e ano em que Raul Seixas conheceu Paulo Coelho. Raul leu uma matéria sobre discos voadores na Revista 2001, que Paulo Coelho dirigia.

Encantado com o artigo, Raul convidou Paulo para jantar em seu apartamento, mostrou algumas músicas inéditas para o escritor e propôs a ele que fizesse a letra para algumas delas.

A partir daquele momento, nascia uma grande amizade e a parceria musical de dois mitos da música popular brasileira.

Iniciaram o trabalho de preparação do primeiro disco solo de Raul, intitulado Krig-Há-Bandolo, que foi lançado em Julho de 1973.

Paulo sempre foi fascinado pela busca espiritual, e convidou seu amigo Raul para conhecer uma sociedade secreta que o escritor fazia parte, conhecida como Astrum Argentum (AA).

Era uma organização místico-filosófica baseada nos ensinamentos do mago inglês Aleister Crowley, cujo trabalho consistia na prática de rituais extraídos de livros mágicos e revelação de segredos de seitas fechadas.

O trabalho desenvolvido pela dupla Paulo e Raul tinha forte influência de Crowley, tanto é, que algumas músicas constam textos adaptados do mago Inglês como o grande sucesso Sociedade Alternativa.



O disco com a música "Gita"cuja linda letra foi inspirada no Bhagavad-Gita, (escritura sagrada da índia antiga), foi lançado em 1974 e vendeu 600 milhões de cópias e deu a Raul Seixas o seu primeiro disco de ouro.

Conforme crescia a popularidade da dupla, Paulo e Raul passaram a acreditar na concretização da Sociedade Alternativa, chegaram até divulgar a construção da cidade das estrelas em Minas Gerais, que funcionaria como a sede da seita.

Mas o sonho da dupla, que pretendia trazer boas novas ao mundo com a Sociedade Alternativa, terminou em maio de 1974 quando a polícia apreendeu a maioria dos exemplares dos gibis manifesto, considerado material subversivo pela ditadura militar.

Paulo e Raul foram presos e torturados. O original de Sociedade Alternativa foi jogado fora pelo escritor numa lixeira no Leblon e apagado de seu computador para não cair na tentação de publicá-lo.

Em 21 de agosto de 1989, Raul Seixas morre de pancreatite em seu apartamento na cidade de São Paulo, mas a voz do Maluco Beleza continua eternizada em nossos corações.

Paulo Coelho escreveu letras de músicas para vozes mais talentosas da MPB, como Elis Regina (Me vuelves loco - versão Paulo Coelho Me deixas louca) e Rita Lee

(Arrombou a festa I e II e Esse tal de Rock enrow), mas foram as composições feitas

em parceria com Raul Seixas como "Gita",

"Eu nasci há dez mil anos atrás"

e "Al Capone"que o consagrou como um dos melhores letristas da Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário