quinta-feira, 31 de março de 2011

Reencarnação Versus Ressureição

                          REENCARNAÇÃO VERSUS RESSUREIÇÃO

O conceito da reencarnação consta nos livros Sefer-Há-Bahir (Livro da Iluminação) e no Zôhar (Livro do Esplendor). Ambos atribuem grande importância à doutrina da Reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior.


Exodo 34:7


7 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos; e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração. Todas as bíblias trocaram na terceira geração, por até a terceira geração, o que dá a falsa idéia de que D'us pune o mal dos pais nos filhos e netos, quando na verdade sã os pais que reencarnam como netos, para pagar o que devem até o último ceitil.


Mas, é claro que o meu pecado nesta vida, a divida a ser paga na proxima vida, eu como Pai, na outra
encarnação eu venho como filho, até como neto à quarta geração de minha familia. Não é meu pai que vai pagar pelo meu carma, mas eu como filho eu fui pai, ou neto de meus avós.Assim estar bem claro na Torah.


Famílias são núcleos problemáticos justamente porque é nelas que você vai pagar seus débitos com o
passado, com pessoas que você prejudicou, enganou, matou. Pois se estes viessem como amigos, seria fácil evitá-los, e você nunca se harmonizaria com eles. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia.Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes.


Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas.
A "Transmigração" emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato.
É por isso que inimigos costumam vir na mesma família, e por isso Jesus deu tanta atenção ao irmão neste
versículo: Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo. E quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar (forma de agradecimento a D'us) ,E aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta,E vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. (Mateus 5:22-24)


Os atuais Rabinos também sabem muito sobre os tempos atuais e a situação dessa nossa geração.


O Rabi Shamai Ende escreveu, na revista Chabad News de Dez 98: "O conceito de Guilgul (reencarnação) é originado no judaísmo, sendo que uma alma deve voltar várias vezes até cumprir todas as leis da Torah.


Na verdade, cada alma tem dois tipos de missões nesse mundo. A primeira é a missão geral de cumprir todas as mitsvot da Torah. Além disso, cada alma tem uma missão específica. Caso não tenha cumprido a sua, a Alma deve retornar a este mundo para preencher tal lacuna. Somente pessoas especiais sabem exatamente qual é sua missão de vida.


O Zôhar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de "Transmigração das Almas" (Reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico "gerações" pode muito bem ser substituído por "encarnações". Óbvio que isso dos bisnetos não é uma regra (Até porque os pais geralmente estão vivos para serem avós). É antes de tudo um modo de dizer que o espírito vai ser recebido na mesma família, o que acontece com muita freqüência (dependendo, claro, da missão de vida de cada um).


Todos, Nós Estamos Mortos Espiritualmente, Reencarnamos e Subimos em Cada Descida, Cumpre uma
Mitisvá [ Mandamento da Lei]. Enquanto Nao Cumprir o Suficiente, Estaremos em Juizo do inferno.
Ou Seja a Setença é a Morte do Espirito que é Reencarnando para Correção dos Débitos e Delitos Cometidos. Eis aí a Justiça Divina. Um Pai Misericordioso, Compadece de Seus Filhos e Criaturas,
Dando-lhes a Chance de Recomeçar uma Nova História de Vida.


Todos Ja, Morremos, O Inicio da Morte, é o Começo da Vida. E a Vida começa, quando Morremos.
Isto Prova que ja Morremos, Neste Mundo de Dualidades.


Salmo 23, em tradução do hebraico: "Adonai é meu pastor, nada me faltará. Em verdes pastagens me fará
descansar. Para a tranqüilidade das águas me conduzirá.Fará meu espírito retornar, e me guiará por caminhos justos, por causa do seu nome. Obs: Fará meu Espírito Retornar, em outras bíblias foi trocado.


Ainda que eu caminhe pelo vale da morte, não temerei nenhum mal, pois tu estarás comigo. Teu bastão e teu
cajado me confortarão. Diante de mim prepararás uma mesa, na presença dos meus provocadores. Tu ungirás minha cabeça com óleo; minha taça transbordará. Certamente, bondade e benevolência me seguirão,
todos os dias da minha vida. E voltarei na casa de Adonai por longos anos."


[ Retornar, e Voltar Para Casa de Adonai Por Longos Anos,é Subir e Descer] Foi Ocultado a Reencarnação em Diversas Traduçoes Bíblicas, Pelos Anti-Semitas] No entanto, a tradução feita pelas seguintes bíblias alteram o sentido original da reencarnação:


- Bíblia Protestante da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil): "A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma."


- Bíblia Mensagem de Deus (Edições Loyola): "A lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma."


- Bíblia de Jerusalém (Edições Paulinas): "A lei de Iahvéh é perfeita, faz a vida voltar."


Ezequiel 37:11-14: "E disse a mim: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos estão secos e está perdida a nossa esperança. Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz Adonai, o Senhor Deus: Eis que eu abro vossas sepulturas e vos farei sair delas, ó povo meu e vos reconduzirei à terra de Israel. Saberão que eu sou Iahvéh quando eu abrir os vossos túmulos e vos elevar de vossas sepulturas, ó povo meu. E dei sobre vós o meu espírito e revivereis e reporei a vós sobre a vossa terra. E eles saberão que eu sou Iahvéh, disse isto e fiz o oráculo de Iahvéh."


OBS: Observe que Iahvéh (D'us) fecha o sentido de renascimento, mostrando que os ossos simbolizam o povo de Israel e que ele fará reencarnar a todos, retirando-os dos seus túmulos e fazendo-os voltar reencarnados à sua terra.


Ele (D'us) não fala que os retiraria na ressureição do último dia, mas que os retiraria da sepultura, fazendo-os
renascer e para voltar à terra de Israel, e não aos céus. Aqui não existe dúvida sobre a Reencarnação e esclarece sobre a inexistência de um último dia para a ressureição, pois Deus fala: "Reporei a vós sobre a vossa TERRA", portanto, voltar à terra não é ressuscitar e sim reencarnar.


Jó 8:8-9: "Pergunta às gerações passadas ou primeiras e medita a experiências dos antepassados. Porque somos de ontem, não sabemos nada. Nossos dias são uma sombra sobre a terra."


Aqui está uma recomendação de que devemos buscar, no passado, em outras vidas, as causas do nosso sofrimento. Se não lembra de ter na presente vida corporal cometido faltas que justifiquem o seu sofrimento, pergunte às gerações passadas e lá estará com certeza a resposta ao seu questionamento, uma vez que a
vida na matéria, impede-nos, como uma espessa sombra, a lembrança de vidas anteriores.


D'us, em sua infinita misericórdia, apaga as nossas lembranças para afastar de nós o remorso pelo delito praticado no passado, para podermos evoluir e conviver em paz com nossos semelhantes.


Eclesiastes 1:4: "Geração vai e geração vem e a terra sempre permanece".Explica o Rabino Akiba este
versículo no livro "BAHIR" da seguinte maneira: Um rei tinha escravos e ele os vestiu com roupagens de seda
e cetim, de acordo com sua capacidade. O relacionamento se rompeu e ele os expulsou, os repeliu e
tirou deles suas roupagens. Eles, então, seguiram seus próprios caminhos. O rei tomou as roupagens, as lavou bem, até não haver nelas uma única mancha. Colocou-as com seus comerciantes, comprou outros escravos e os vestiu com as mesmas roupagens. Não sabia se os escravos eram bons ou não, mas eram (pelo menos) dignos das roupagens que ele já possuía, as quais já haviam sido usadas anteriormente.


É o mesmo que Eclesiastes 12:6: "O pó retorna a terra como era, mas o espírito retorna a D'us, que o deu".


 Hebreus 9:27 “aos homens está ordenado morrerem uma vez”2. “,vindo depois disso o juízo.


O "morrer uma vez", na minha opinião, diz respeito ao nosso corpo físico. Enquanto espírito encarnado, morrerei apenas uma vez. Após isso, virá o meu juízo, e após algum tempo meu espírito irá encarnar em um
novo ser humano. Este ser humano, enquanto espírito encarnado, morrerá apenas uma vez.
Após isso, virá o juízo, e depois irá encarnar novamente. E assim segue até que meu espírito não mais necessite da vidacarnal para progredir.


Poderia continuar aqui, mas é fundamental explicar que no Judaismo, a Reencarnação é jamais cruel ou fatalística, tal como pode ser encontrado em "outras" tradições.


O Judaismo nos instrue a sempre estar conscientes de modificar a realidade deste mundo para melhor.


Para um Judeu, o mundo no qual nós vivemos existe e tem verdadeiro significado e propósito.


De fato, todos os mundos foram criados pelo mérito deste, para que através de nossos bons atos, fosse possível transformar este nível inferior de existência grosseira, de matéira física e finita, em uma moradia santa para D'us. Cada encarnação sucessiva é uma nova chance de obetermos sucesso em nossa missão sagrada na terra, graças aos novos "inputs" do fluxo Divino.


No final, todos teremos sucesso nesta missão, que se configura também na ajuda que um dá ao outro, pois esta é uma parte intrínseca do sucesso aqui.