domingo, 10 de abril de 2011

O PODER DAS VELAS

A vela é, com certeza, um dos símbolos mais representativos da Umbanda. Ela está presente no Congá, nos Pontos Riscados, nas oferendas e em quase todos os trabalhos de magia.

Quando um umbandista acende uma vela, mal sabe que está abrindo, para sua mente, uma porta interdimensional, onde sua mente consciente nem sonha com a força de seus poderes mentais.

A vela funciona na mente das pessoas como um código mental. Os estímulos visuais captados pela luz da chama da vela acendem, na verdade, a fogueira interior de cada um, despertando a lembrança de um passado muito distante, onde seus ancestrais, sentados ao redor do fogo, tomavam decisões que mudariam o curso de suas vidas.

A vela desperta nas pessoas que acreditam em sua força mágica, uma forte sensação de poder. Ela funciona como uma alavanca psíquica, despertando os poderes extra-sensoriais em estado latente.

Uma das várias razões da influência mística da vela na psique das pessoas, é a sensação de que ela, através de sua chama, parece ter vida própria. Embora, na verdade, saibamos através do ocultismo, que o fogo possui uma energia conhecida como espíritos do fogo ou salamandras.

No ritual da magia o mago entra em contato com seu mundo inconsciente, depositário de suas forças mentais, onde irão ser utilizadas para que alcancem seus propósitos iniciais. Qualquer pessoa que acender uma vela, com fé, está nesse momento realizando um ritual mágico e, conseqüentemente, está sendo um mago.

Voltaremos ao planeta Terra, quantas encarnações forem necessárias para expiar nossas dívidas com o passado. 
Por outro lado, feliz daquele que lembra de acender uma vela com o coração cheio de amor para o anjo-da-guarda de seu inimigo, perdoando-o por sua insensatez, pois irá criar, ao seu redor, um campo vibratório de harmonia cósmica, elevando suas vibrações superiores.

A intenção de acender uma vela gera uma energia mental no cérebro da pessoa. Essa energia é que a entidade espiritual irá captar em seu campo vibratório. Assim a quantidade de velas não influirá no valor do trabalho; a influência se fará diretamente na mente da pessoa que está acendendo as velas, no sentido de aumentar ou não o grau da intenção. 

Desta forma, é inútil acreditar que podemos comprar favores de uma entidade negociando com uma maior ou menor de velas acesas. Os espíritos captam em primeiro lugar as vibrações de nossos sentimentos, quer acendamos velas ou não. Daí ser melhor ouvir uma das máximas de Jesus que diz: “Antes de fazer sua oferenda, procure conciliar-se com seu irmão.”

A cabala é um braço místico do judaísmo 

Que pretende desvendar significados ocultos da Torá, o livro sagrado dos judeus. Não se trata de uma religião, mas de uma interpretação, baseada em abstrações matemáticas e numa lógica peculiar, cuja compreensão exige dedicação e conhecimento profundo das tradições judaicas.

O acendimento das velas para o segundo dia de Pêssach deverá ser feito através da transferência do fogo de uma chama pré-existente, isto é,preparada na véspera do Yom Tov. 

Tanto poderá ser de uma vela votiva ou de chama do fogão acesas na véspera do Yom Tov, a fim de poder cozinhar e acender as velas. 
Isto é necessário já que no Yom Tov é proibido criar um fogo novo (riscar um fósforo, acender um isqueiro ou ativar um acendedor automático).

Somente após o término do primeiro dia é permitido acender as velas e cozinhar ou preparar qualquer alimento.
As mesmas regras são aplicadas para o acendimento das velas para o último dia de Pêssach. Para o acendimento em outras cidades, consulte a tabela de Horários de Velas de Pêssach. As seguintes bênçãos são pronunciadas antes do seu acendimento. Nas duas primeiras noites, são incluídas ambas as bênçãos. Nas duas últimas noites, apenas a primeira bênção é recitada.

Baruch Atá Ado-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolám, Asher Kideshánu Bemitsvotav, Vetsivánu Lehadlic Ner Shel Yom Tov.

“Bendito és Tu, ó Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Yom Tov.”

Baruch Atá A-do-nai E-lo-hê-nu Mêlech Haolám, Shehecheyánu Ve-kiyemánu Vehiguiánu Lizman Hazê.

“Bendito és Tu, ó Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até a presente época.”

Vale, Lembrar que as Velas Fazem Parte do Nosso Shabbat Começando na Sexta a Noite, Terminando no Sabá a Noite.

No Pessach, Deixamos um Fogo ja Aceso, no dia Anterior ao Pessach, pois Nao Podemos Acender Fogo no Primeiro dia Pessach, Fazemos isto no Yom Tov. A vela é Nosso Fogo Aceso, a Vela do Yom Tov é nosso Fogo para o Dia Festivo do Pessach, e Yom Tov.

A Utilidade da Vela em Nossas Vidas do Povo Judeu e Místicos, é Quase Sempre Viva dentro de nossas Almas. A Chama da Vela, é nossa Alma, que Acende Toda Sexta e Termina no Sabá.

Só Ironizando aos Insensatos, não é Só a umbanda, ou Cadomblé que Utiliza dos Artefatos da Vela na Sexta a Noite na Macumba, Nós Judeus, Cabalistas e Ocultistas, Sabemos Muito bem como Lidar com o Poder da Velas, Usamos para nossa Espiritualidade.