segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fundamentalmente a Cabala pode ser estudada sobre quatro ângulos:

1º. - Cabala Prática
2º. - Cabala Dogmática
3º. - Cabala Literal
4º. - Cabala Tradicional ou Cabala Não escrita.

CABALA PRÁTICA: 
Trata das aplicações das leis cabalísticas através de talismãs, das gemas (pedras) e outros objetos. Compreende aquilo que se denomina de Magia Cerimonial, 

Exemplos: Espiritualismo, Mediunidade, Clarividência, Sensorial, Encantamentos, Iluminismo, Astrologia, Plano Astral e Poder Sobre Espíritos Malígnos e Beníignos.

CABALA DOGMÁTICA: 

Dela faz parte a literatura cabalística que expõe todo um sistema metafísico e cosmogônico. 

Exemplos: Cabala Hermética, Pantéismo, Maçonaria, Filosofia, Ciência e Religião.

Uma outra obra básica mística e metafísica ligada à Cabala é denominada de Yezirah ou Livro da Criação que, juntamente com o Zohar, traduzem a essência do saber da Cabala, mas é certo que somente pela revelação é possível ao ser humano entender em toda sua grandeza aquilo que está escrito naquelas obras. 

CABALA LITERAL: 

O estudo da Cabala exige uma grande atenção para com as letras. Para os cabalista o alfabeto tem um valor mágico muito grande e no alfabeto hebraico há uma correspondência numérica para cada uma das 22 letras que o constitui, valor este não escolhido arbitrariamente. 

No século II o Rabi Meir disse haver sido advertido pelo Rabi Ischmael, seu mestre: “Meu filho, seja cuidadoso em seu trabalho, pois é o trabalho de Deus; se você omite uma única letra sequer, ou se escreve a mais, está sujeito a destruir o mundo inteiro".

É por esta razão que os magos, os feiticeiros tribais, assim como os místicos falam da existência de “palavras de poder”. São palavras que ao serem pronunciadas determinam resultados especiais. 

Todos os "Iniciados" sabem da existência de uma "palavra perdida" que é uma palavra fantástica poder que ao ser pronunciada coisas inimagináveis podem acontecer.

A justificação da Cabala em Diversos Ângulos para o poder das palavras somente pôde ser explica com o advento da Mecânica Ondulatória que vem mostrando que tudo no universo é vibração e que delas resultam tudo o que existe ou que é modificado. 

Sabendo-se que qualquer som provoca ressonância vibratória, fica fácil saber o porquê de determinados nomes serem considerados negativos, nefastos, e outros positivos e benfazejos. 

Em quase todos as religiões existem cânticos, hinos, pontos, chamadas, vocalizações, mantras, etc. que têm razão de ser pelo que acabamos de dizer. Nas Igrejas Cristãs julgam que os hinos são simplesmente cânticos de louvor, mas podemos dizer que isto vai muito além. Na realidade muitos hinos não foram compostos visando esse lado energético, mas outros sim. 

Som é vibração e qualquer vibração pode determinar efeitos de ressonância, por isto uma pessoa pode ter em seu nome letras que ao serem pronunciadas determinam vibrações harmônicas o que tornam as coisas mais fáceis para elas; mas também pode ter letras com sons destoantes com o ambiente, com as outras pessoas ou até mesmo com o próprio organismo. 

Quando tal acontece com certeza aquela pessoa terá sérios prejuízos em múltiplos sentidos. A partir desta verdade torna-se fácil se entender a razão pela qual os nomes podem influir profundamente na vida de uma pessoa e que, às vezes, basta a substituição de uma letra do nome de alguém para modificar-lhe completamente a vida, para melhor ou para pior, conforme haja desarmonia ou harmonia da vibração resultante da modificação feita.

Na Cabala Literal também são estudadas certas normas para codificações de textos que devem permanecer secretos, para preservação das obras divulgadas. 

Existem três formas diferentes para isto, que durante séculos cumpriram a finalidade de dar um duplo sentido a muitos documentos sagrados. 

Essas normas são as seguintes:

A - 
GEMOTRIA
B - NOTARICON
C - TEMURAH 

GEMOTRIA: Consiste na substituição de uma palavra por outra de igual valor numérico. Sabendo-se o valor numérico de uma palavra pode-se substituí-la por uma outra de igual valor e de forma a dar um duplo sentido ao texto sem, contudo, prejudicá-lo. 

NOTARICON: Possibilita a constituição de palavras formadas por letras do começo, do meio, e do fim de uma outra à qual deve substituir. 

TEMURAH: Estuda meios de substituição de letras por números, ou de letras de uma palavra por outras, segundo um sistema predeterminado. 

Graças a estes sistemas, livros, manuscritos e outros documentos cabalísticos são codificados de forma a que somente os iniciados possam entender a verdadeira mensagem que eles contêm.

Todos os fenômenos da natureza podem ser definidos por números, por desenhos geométricos e relações numéricas. Como dizia Pitágoras: “Deus geometriza”. 

Os números, segundo a visão cabalística não apenas indicam valores ou cifram textos, mas também traduzem conhecimentos. 

Todas as leis, princípios e pensamentos filosóficos, teológicos e cosmogônicos podem ser expressos através do sentido esotérico dos algarismos. 

Em algumas palestras abordaremos este assunto, o bastante para que o estudante entenda perfeitamente este tipo de linguagem. 

A numerologia é parte da Cabala, porém a maioria daquilo que é divulgado, normalmente não passa de pura charlatanice.

CABALA TRADICIONAL JUDAICA ARCAICA

Até bem pouco tempo, apenas era ensinada oralmente, mas hoje muita coisa tem sido escrito sobre a Cabala, embora mesmo assim praticamente seja impossível ensiná-la em profundidade. 

Ela pode melhor ser estudada por meio de um esquema gráfico denominado “Árvore da Vida”. Trata-se de um interessante diagrama que permite ao estudioso dedicado ir desvendando por si mesmo os segredos do Universo e a natureza de Deus. 

A Cabala Tradicional embora foi a Síntese sumária. Apenas Tornou compreensível pela exposição de alguns sentidos simples dos “sephirot”.

Na Cabala Literal, Vale Lembrar que os Números, as Geometrias, e o Significado de cada Representação, Estar no Tarot Cabalístico, Ou qualquer outro Tarot, Mesmo o Cigano.

No Tarot Cabalístico, o que Difere dos Demais Somente a Representação Filosófica da Arvore da Vida. 

Na Cabala Literal, usamos Também a Numerologia, Quiromancia e a Astrologia. Que Alguns Casos aqui, Levam para a Cabala Prática Cerimonial [Magia] 

Podemos Classificar, na Cabala 3 Tipos de Cabalistas:

1º Cabalista Tradicional: [Conhece apenas a Arvore da vida e Seu Siginficado Literal].

2º Cabalista: [Conhece a Filosofia Cabalista as Leis Herméticas, mas não Põe em Prática].

3º Cabalista, [É o verdadeiro Mestre Cabalista, o Sábio Põe em Prática as Leis Herméticas Cabalistas] Este é o Salomão [O Mago]