A Igreja Ortodoxa
O primeiro ponto que se faz necessário destacar é que o Cristianismo nasceu na Palestina (e não em Roma); que a primeira Sé Apostólica fundada foi a de Jerusalém (tendo como bispo a Tiago, o irmão do Senhor); que também foi nesta Sé que se realizou primeiro Concílio Apostólico (Atos 15)
E, principalmente, devemos destacar que esta Igreja não desapareceu na história, mas que subsiste até os dias de hoje e que se tornou um dos nove Patriarcados que subsistem na Igreja Ortodoxa.
O segundo ponto que evidenciamos é que não só a Igreja de Jerusalém, mas também todas as Igrejas que são mencionadas nas Sagradas Escrituras, fundadas pelos Apóstolos ou por seus colaboradores, formam com outras Igrejas que vieram depois delas, a Igreja Ortodoxa, sendo Roma a única exceção.
Patriarco de Jerusalém
O apóstolo TIAGO fundou a Igreja de Jerusalém (mãe de todas as Igrejas Cristãs). No ano 52 ele presidiu o Sínodo Apostólico.
Patriarcado de Antioquia
Os fundadores da Igreja Antioquina são os corifeus dos apóstolos, Pedro e Paulo. O primeiro Concílio Ecumênico reconheceu no bispo de Antioquia a primazia sobre todos os bispos do Oriente, tendo o segundo Concílio confirmado a decisão do primeiro Concílio.
Enquanto o Terceiro Concílio Ecumênico reconheceu a independência da Igreja de Chipre, a primeira a se separar da Igreja Antioquina, o IV Concílio concedeu ao bispo de Antioquia o título de patriarca, colocando-o na terceira categoria, após os patriarcas de Constantinopla e Alexandria.
Também a Igreja de Jerusalém separou-se da Igreja Antioquina. A Igreja de Copta do Egito faz Parte do Patriarcado de Alexandria A Igreja de Alexandria foi fundada pelo apóstolo São Marcos.
Fora conferido ali o título de papa, pela primeira vez na história, ao Patriarca Hiraclas, em 232, e na seqüência ao Patriarca Teófilo, no ano 390.
Os primeiros cristãos no Egipto eram principalmente judeus de Alexandria, tais como Teófilo, a quem São Lucas dirige o capítulo introdutório do seu evangelho.
Quando a Igreja foi fundada por São Marcos, durante a época do imperador romano Nero, um grande número de egípcios, contrariamente a gregos e judeus, abraçou a fé cristã.
Esta espalhou-se pelo Egipto em poucas décadas, tal como se pode verificar nos escritos do Novo Testamento encontrados em Bahnasa, no Egipto Médio, e que datam de cerca do ano 200,
e de um fragmento do Evangelho segundo São João, escrito em língua copta, encontrado no Egipto Superior e datado da primeira metade do século II.
Fonte Wikipedia
A Igreja cristã copta fundada no Egito pelo Apóstolo Marcos ( ou São Marcos para os católicos )o figura como a mais antiga, observando que ela é do tempo mesmo antes da designação ´´cristã´´ surgir pelas mãos de Saulo de Tarso ( Apóstolo Paulo ou São Paulo para os católicos )
De fato consideravam-se originalmente mais judeus do que qualquer outras coisa, fato que fazer alguns alegarem que não situariam como igreja cristão, o que é um contra-senso haja visto que os primeiros ´´cristãos´´ não se auto-intitulava assim também.
Fonte(s):
!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Copt
!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_de_Ta
Igreja Ortodoxa Etíope
Armaduras de Católicos Contra Protestantes
O Termo Católico deriva do Grego katholikos= Universal. Exprime a idéia de uma igreja que pode levar a salvação a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
A palavra Igreja Católica ou Catolicismo para referir-se à Igreja Universal é utilizada desde o século I, alguns historiadores sugerem que os próprios apóstolos poderiam ter utilizado o termo para descrever a Igreja.
Registros escritos da utilização do termo constam nas cartas deInácio,Bispo de Antioquia, discípulo do apóstolo João, que provavelmente foi ordenado pelo próprio Pedro.
O TERMO ORTODOXO, ORTODOXIA SIGNIFICA " CRENÇA CORRETA".
ISTO, QUER DIZER QUE O CRISTIANISMO KATHOLIKOS [CATÓLICOS] ORTODOXOS,
QUER DIZER: CATÓLICOS =[UNIVERSAL] ORTODOXOS= CONSERVADORES- CRENÇA CORRETA.
O CRISTIANISMO DOS APOSTÓLOS ERA ORTODOXO, E A IGREJA CATÓLICA ERA ORTODOXA, MAIS TARDE TORNOU-SE ROMANA COMO PATRIARCADO OFICIAL.