sexta-feira, 1 de abril de 2011

D'us Criou o Mal?

Não, as pessoas não nascem más; nascem com potencial. Antes do nascimento, diz o Talmud, um anjo leva a pessoa diante de D'us e pergunta o que será. D'us decreta muitas coisas, tal como talentos, riqueza e até o nome do cônjuge.

Porém D'us nunca decreta se a pessoa irá ou não procurar um cônjuge.

Esta é uma mitsvá, e cabe a pessoa decidir. D'us também não determina se a pessoa usará suas habilidades para propósitos bons ou maus.

Os pais, a criação e o ambiente, todos desempenham uma parte naquilo que a pessoa será.

No entanto, D'us criou um mundo onde as pessoas decidem o que fazer. Podem utilizar seus atributos Divinamente concedidos para ajudar o próximo, ou para feri-lo.
Como sei se estou usando meus talentos para fazer o certo? Algumas pessoas pensam que aquilo que estou fazendo é errado.

Diferenciar o certo do errado não é tão simples quanto diferenciar a esquerda da direita. Esta busca por respostas é um motivo pelo qual o Judaísmo atribui um valor tão alto ao estudo de Torá. Seus textos legais e morais nos ensinam o que fazer e como melhor atingir nosso potencial.

A Torá, juntamente com os comentários das autoridades, não é apenas uma coleção de "Faça" e "Não Faça". O Zôhar, o texto que é autoridade em misticismo judaico, declara que D'us "primeiro olhou dentro da Torá e depois criou o universo".

Como a Torá é o projeto para a Criação, dentro dela está toda a informação necessária para uma vida significativa. A palavra "Torá" vem do radical ho-ro-ah, que significa orientação ou instrução.

Você pode chamá-la de manual de instruções para a vida, disponível em português e não precisa ser montada.

Você disse que o mal é temporário, mas as pessoas ainda podem escolher praticar más ações, se desejarem. É possível que o mal jamais cesse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário