domingo, 3 de abril de 2011

Poste Um Versiculo do Dia!!!


Tobit Capitulo 12 (Anjo Rafael)

8. 
Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos,

9. porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;

11. Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar.

12. Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.

13. Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse.

14. Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.

15. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.

16. Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra.

17. Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais.

18. Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.

19. Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível, e minha bebida não pode ser vista pelos homens.

20. É chegado o tempo de voltar para aquele que me enviou: vós, porém, bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas.

21. Acabando de dizer estas palavras, desapareceu diante deles, e eles não viram mais nada.

22. Durante três horas permaneceram prostrados por terra, bendizendo a Deus. Depois levantaram-se e publicaram todas essas maravilhas.


E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." (Êxodo 3 : 2)

Eclesiastico ou Siracida


3:30 Como a Agua apaga o fogo crepitante, assim a esmola apaga os pecados. 

31 Quem retribui os beneficios pensa no futuro.

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53 : 5)

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca." (Isaías 53 : 7)

"Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido." (Isaías 53 : 8)

 11Então a sabedoria será dada aos eleitos, todos os que viverão, e não transgredirão por impiedade ou orguolho, mas humilhar-se-ão, processando prudência, e não repetirão transgressão. Enoque Capitulo (6)

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de D-us; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia."Alef Korintiim (I Coríntios 3 : 19) 

"Visto como na sabedoria de D-us o mundo não conheceu a D-us pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação." Alef Korintiim (I Coríntios 1 : 21)

FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;" Mishlei (Provérbios 5 : 1) 

2 Para que guardes os minha mitsvot [torá] e os teus lábios observem o [Hekerut]conhecimento



Eclesiastes (3)


1. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:

2. tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;

3. tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir;

4. tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar;

5. tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.

6. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora;

7. tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar;

8. tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.


Sabedoria de Salomão (7) Biblia (Septuaginta)


15. Que YAHWEH, me permita falar como eu quisera, e ter pensamentos dignos dos dons que recebi, porque é ele mesmo quem guia a sabedoria e emenda os sábios,

16. porque nós estamos nas suas mãos, nós e nossos discursos, toda a nossa inteligência e nossa habilidade;

17. foi ele quem me deu a verdadeira ciência de todas as coisas, quem me fez conhecer a constituição do mundo e as virtudes dos elementos,

18. o começo, o fim e o meio dos tempos, a sucessão dos solstícios e as mutações das estações,

19. os ciclos do ano e as posições dos astros,

20. a natureza dos animais e os instintos dos brutos, os poderes dos espíritos e os pensamentos dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes.

21. Tudo que está escondido e tudo que está aparente eu conheço: porque foi a sabedoria, criadora de todas as coisas, que mo ensinou.


Sabedoria não encontrou lugar onde pudesse habitar


"A sabedoria não encontrou lugar onde pudesse habitar; então uma morada lhe foi apontada nos céus. A sabedoria procedeu para fazer morada entre os filhos dos homens, e não encontrou habitação. A sabedoria retornou para o seu lugar, e tomou o seu assento entre os anjos." (Chanoch/Enoque 42:1-2)

Se a sabedoria não fez morada entre os homens, então ela não está no vão conhecimento que as pessoas buscam avidamente. E, evidentemente, não a encontrarão. Como encontrá-la, então? 

Ben Sirach nos dá a resposta, ao afirmar que a sabedoria vem de YHWH Elohim, e com ela sempre esteve. Ele nos afirma ainda algo precioso: Ela existia antes de todos os séculos. Ou seja, a sabedoria não está em novas palavras de conselho, nem em modismos. 

Ya'akov (Tiago) nos diz como encontrá-la: 

"Então, se a algum dentre vós faltar sabedoria, peça-a a Elohim, que dá a todos liberalmente, e sem reprovação, e lhe será dado." (Ya'akov 1:5)

Não leia a Bíblia unicamente para encontrar respostas religiosas. Não leia a Bíblia apenas para responder a questionamentos gigantescos como o desvendar a vida após a morte. Leia a Bíblia no seu dia-a-dia, e busque na oração e na reflexão as chaves para compreender a vida, até mesmo nas pequenas coisas. 

Mesmo as pequenas coisas da vida se beneficiam quando nos deleitamos na sabedoria de Elohim. Não existem duas fontes distintas de sabedoria. A fonte é uma só. Basta sabermos onde buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário